Conheça as 7 ações de brindes de mais sucesso na história

Todos nós já colecionamos algo na vida quando crianças, talvez até hoje, e é possível que em algum momento essa coleção tenha se originado a partir de uma ação promocional de alguma empresa. As ações de brindes promocionais já foram uma forma eficaz de atrair e interagir com diversos públicos, especialmente o público infantil.

Algumas foram inesquecíveis e marcaram as gerações passadas. Relembre agora algumas das maiores ações de brindes promocionais da história.

1- Mini-garrafas da Coca-Cola

Em 1954 a Coca-Cola lançou a campanha das mini-garrafas. Para participar era necessário juntar cinco tampas marcadas com o desenho de uma garrafinha da Coca-Cola e trocar por uma mini-garrafinha nos pontos de venda, fábricas ou caminhões da companhia. Após juntar seis garrafinhas era possível juntar mais tampinhas e trocar pelo mini-engradado para guardá-las. A promoção foi retomada nos anos 80 e também fez bastante sucesso.

2- Tazos da Elma Chips

Na década de 1990 a Elma Chips inovou e trouxe na embalagem de seus deliciosos salgadinhos os “TAZOS” que eram pequenos discos colecionáveis e que na época foram responsáveis pelo grande aumento de cerca de 100% das vendas dos produtos da marca. A saga começou em 1997 com os tazos da Looney Tunes, o famoso – e ótimo – desenho animado da Warner Bros, que trazia personagens como PatolinoGaguinhoPernalongaPiu-Piu e Frajola, dentre outros. Dado o tamanho sucesso a ação foi repetida em diferentes épocas com vários outros desenhos e formatos. Segue a lista :

Looney Tunes e Animaniacs (1997)
Tinny Toon e Máskara (1998)
Pokemon (1999)
Cartoon Network (2002)
Bob Sponja e Yu-Gi-Oh (2004)
Dragon Ball Z (2005)

3- Mini-Craques da Coca-Cola

Durante a edição da copa do mundo de 98 na França a Coca-Cola lançou os mini-craques, que eram os bonequinhos dos jogadores das seleções na época. Para participar era preciso juntar dez tampinhas e mais dois reais e trocar por um mini-craque, os mais populares eram RonaldoBatistutaMaradonaRonaldinho Gaúcho, havia também do Pelé. A promoção fez tanto sucesso que inspirou outras empresas a fazer os bonequinhos e em 2014 os craques da copa também tiveram os seus, que serão comercializados pela empresa Soccertarz da Inglaterra.

4- Mamíferos da Parmalat

Após o lançamento da campanha dos “Mamíferos” da Parmalat em 1996, produzido pela DM9DDB. A empresa que estava focada em atrair o público infantil, resolveu se aproximar ainda mais dos baixinhos e lançou em 1997 os Mamíferos de Pelúcia. Para participar bastava juntar vinte códigos de barra de qualquer produto da marca e mais oito reais e trocar pelo seu bichinho de pelúcia. Eram doze mamíferos diferentes. A promoção alavancou as vendas da Parmalat em 20%.

5 – Ioiô da Coca-Cola

Nos anos 80, precisamente em 1982 a Coca-Cola lançou mais uma ação promocional super inovadora. Para participar era preciso juntar uma determinada quantidade de tampinhas e trocar pelos ioiôs ou então comprá-los nos pontos de venda. A ação além de aumentar as vendas da marca ainda culminou na popularização do brinquedo, tanto que em 1995 a empresa repetiu a ação promocional, assim como 2012 nas Olimpíadas de Londres.

6- Pokémon - Guaraná Antarctica Caçulinha 

Com o sucesso do Anime Pokémon no ano 2000, a Antarctica resolveu apostar no público infantil lançando o Guaraná Caçulinha, que possuía uma Pokebola acoplada à tampa e dentro havia uma miniatura de um Pokémon. O Caçulinha Pokémon tinha cinco rótulos diferentes para colecionar, além de quarenta miniaturas.

7- Geloucos Coca-Cola

Deixei esta ação por último – o melhor a gente deixa para o final – porque esta foi sem dúvida a melhor ação de todas, de maior repercussão e engajamento (talvez a palavra não caiba no contexto da época, perdão). Os Geloucos foram lançados em 1997, em mais uma ação da brilhante Coca-Cola.

Para participar era preciso juntar dez tampinhas de metal ou cinco de plástico e trocar por um envelope que continha dois Geloucos, um card e um adesivo. Como a Coca-Cola não perde tempo, dado ao sucesso da promoção a Coca-Cola lançou outras duas versões da promoção, segue a lista:

Geloucos (1997)
Geloucos Rockeiros e Geloucos Cósmicos (2000)

Nenhum comentário